segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Lembranças Natalinas ou Reminiscencias da Infância

Estava visitando o blog da minha amiga Cláudia ,Feltro por Mim, onde ela ensina a fazer bolo na latinha, Veja aqui, e por sinal achei a idéia ótima e muito criativa e me lembrei de qd era criança e morava com meus avós( sim sou cria de vó). Os natais eram mágicos, a gente não tinha dinheiro, era tudo muito simples, mas a familia sempre estava unida, entendam não reunida mas sim unida, tenho 3 tias e 17 primos e crescemos todos juntos apesar de morarmos em cidades diferentes, as férias eram na casa da minha avó, as irmãs sempre foram muito unidas e acho até que era condição imposta por elas aos maridos antes do casamento rsrs sempre passar férias e feriados com os pais. Mas os natais eram especiais, meu avô era muito dedicado aos netos e nos contava histórias , e cantávamos canções natalinas até a hora de ir para a cama.
Não fazíamos ceia, mas todo ano ganhávamos  presentes, pois minha família sempre se preocupou em presentear as crianças no natal, quase sempre brinquedos baratinhos ou um par de meias, ou um chinelinho, uma roupinha nova feita pela mãe, que como crianças simples que  éramos recebíamos com  muita gratidão ao Papai Noel , junto com os presentes recebíamos um saquinho de castanhas e uvas passas, aquelas de cachinho, presentes da minha tia que tinha um pouquinho mais de condições.
Na manhã do dia 25 era uma festa, acordávamos e os presentes estavam nos nossos pés, e era um tal de mostra aqui, experimenta alí, pula pra lá corre pra cá, mas sempre com os saquinhos com as castanha mas mãos, era qd entrava em sena meu amado avô, enquanto a cozinha fervilhava com os preparativos do almoço natalino , nós depois de um copo de leite com bolo, íamos com ele quebrar nossas castanha : eram nozes, amêndoas, e avelãs, meu avô tinha um martelinho pra cada um , pregos enormes usados para pregar dormente na estrada de ferro, qd eram descartados ele pegava-os, limpava e guardava para esta ocasião, mas ficava de olho para não amassarmos os dedos, o que eventualmente aconteciarsrs
 Como foi doce  minha infância.

15 comentários:

  1. Que legal era o Natal quando éramos crianças né? Tinha uma magia especial mesmo. Eu lembro que ganhava os presentes de tios na noite mesmo de Natal, depois da Ceia. E era uma espera danada. Uma alegria sem fim, de estar com as mãos carregadas de presentinhos que cada tio dava. Saudades daquele tempo também!! Hoje em dia, as famílias são cada vez menores e não vejo mais essa magia. Só vejo as crianças pedindo brinquedos caríssimos, vejo o oportunismo do comércio e mais nada. Mas mesmo assim, faço questão de montar a árvore de Natal para a Julia e entregar vários presentinhos pequenos, fora o que ela sempre escolhe. Espero que ela lembre que a família é pequena mas que ainda existe muito amor e carinho nessa época. Um beij querida e muita saúde pra vc!!!

    ResponderExcluir
  2. Ai Vaninha, que gentileza falar do bloguinho! E que infância boa você teve hein? Até viajei imaginando seu vôzinho com a meninada em volta, é porque não tive avô e eu sempre ficava com uma invejinha das crianças que falavam "meu vô"! Bons tempos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Silvana. Obrigada pela visita, Claro que você pode copiar as pimentinhas. Também copiei da net, inclusive coloquei em quem me inspirei.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá Silvana, adorei sua visitinha e mais ainda seu bloguinho, muito legal, andei passeando por ele, estou na torcida pela sua saude.



    !!!!beijokas!!!!

    ResponderExcluir
  5. oi amiga como vc esta
    eu ando deprimida tenha um lindo domingo bjo

    ResponderExcluir
  6. Doces lembranças amiga, tão bom...Amei minha infância também. Sou filha única e moravámos com os pais do meu pai, foi muito bom, meus avós eram ótimos. Os Natais eram sempre especiais, mamãe e vovó na cozinha, o cheiro ia longe. Fique com Deus. Bj grande

    ResponderExcluir
  7. Oi flor tem um selinho pra vc no meu blog! Pra recebe-lo preste atenção as regras

    bjx e uma semana linda

    tecasenanas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Passando para te dar beijinhos e deixar muito carinho. Bom fim de semana. Fique bem.

    ResponderExcluir
  9. Olá querida, sou blogueira Unida nº94(dayanecroche.blogspot.com).Vim conhecer e seguir seu cantinho, é td lindo por aqui, parabéns. Convido vc a me seguir tbm espero sua visita, deixe seu nº e nome de seguidor tá.Bjs Day

    ResponderExcluir
  10. Olá Silvana, estou escantada com seus trabalhos, muito delicados e lindos,parabéns. Concordo com tudo que escreveste acima.Um final de semana abençoado com paz, alegria e realizações. Abraços carinhosos, Maria Sônia
    sapekinhaseva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Que bom é lembrar do natal no tempo de infância, eu também tenho boas lembranças!!!Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Sil!!! Lembrei de vc e vim te dar um oi. Saudades dos teus posts. Beijocas cheias de carinho!!!

    ResponderExcluir
  13. Onde anda você? Como vai? Dê notícias. Fique bem. Carinhos

    ResponderExcluir
  14. oi amiga, sou blogueira unida número 1.290, vim conhecer seu trabalho e já estou seguindo, parabéns!!!! Sempre que puder venho te visitar.....Ficarei feliz em te receber no meu cantinho...

    valartesdigitais.blogspot.com


    bjs da Val

    ResponderExcluir
  15. Olá vim conhecer o seu blog e adorei tudo ja estou te seguindo...Sou blogueira unida nº 1263 e te convido a tbem seguir o meu...

    http://casinhadosonhodapaty.blogspot.com/

    Te espero lá ca minha casinha....Bjos

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com seus comentários