domingo, 6 de fevereiro de 2011
PAMONHADA
Olha a pamonha!pamonha de doce, pamonha de sal, com queijo, com pimenta, a moda...
Ai que delícia! quentinha,com café e creme de leite vai bem a qualquer hora do dia, e da noite.
É mas pra quem nunca preparou esta iguaria, não sabe trabalheira que dá.
Senta que lá vem a história...
Meu cunhado, me perguntou como não quer nada, assim de supetão:" você quer milho verde?
E eu como não sou boba ( um pouco ingênua talvez) disse ”Não!”, mas educadamente, ( minha mãe ensinou que temos de ser educados com todos, até com os cunhados). Não adiantou, cai na armadilha assim mesmo, porue ele tranquilamente soltou esta: “Ah tá, você vai fazer pamonha junto com a Cidinha, né?” ( Cidinha= outra cunhada) Não tive escapatória ,quando olhei a carinha de súplica da coitadinha, ( mamãe também ensinou que devemos ajudar a família, mesmo sendo a do marido rsrsr) .
Sábado,(dia de dormir um pouquinho +++) acordo cedinho e saio pegando tudo e todos para a pamonhada...Pego tia, bacia, panela,ajudante, peneira, tampa, máquina de ralar, açúcar, e lá vamos nós..Eu vou, eu vou fazer pamonha eu vo...ÊPA! Para tudo! estamos esquecendo... Pega espichinhas, queijo, óleo, manteiga de leite,fogão. Ufa! Agora acho que não esquecemos nada. Eu vou , eu vou...,corrigindo: Nós vamos...
PAUSA PARA DEVIDAS EXPLICAÇÕES.
Sei que você deve estar pensando que deixei tudo pra última hora ,mas tenho como me justificar, além de trabalhar 3 períodos eu tenho o péssimo hábito, devo confessar ,de dormir entre meia noite e seis da manhã.rsr, e minha cunhada trabalha o dia todo e não tem esta tralha toda em casa.
E VOLTANDO A PAMONHADA... Chegando na casa da cunhadinha ainda tive de sair a procura de um fação, (CALMA! )Era para cortar o milho.
Não sei porque, mas no feitio da pamonha parece que as tarefas estão bem definidas: pouco para os homens e todo o restante para as mulheres.
Meu cunhado, apanhou e doou o milho ,depois viajou com a esposa, eles que me esperem (Rá! Rá! Rá, rizada malévola), meu marido cortou o milho arrumou uma desculpa e sumiu , ficamos nós as pobres e frágeis mulheres com o restante da trabalheira.
Retirar as melhores palhas, catar os cabelos das espigas (milho tem cabelo para aueles q não sabem),ralar o milho(benditas máquinas) , coar a massa, temperar, e montar as pamonhas( amarrar), como dizia minha avó, na hora de comer todos ajudam, na hora do serviço nem por isso!
Mas deixando tudo de lado é uma tradição de famíĺia , da minha e de meu marido, que agora é nossa, e que reúne todos, onde se conversa, ri, reclama, e e come muito bem. E ano que vem, se Deus permitir estaremos todos juntos(desta vez o cunhado não vai escapar, eu prometo) fazendo pamonha.
Vem também, vai ser ótimo.
PA
Euzinha,de bluza listada, toda bonitinha,trabalhandorsrs
resultado final. Delícia!!!
Que delicia, adoro pamonha!!! Sou de Goiás, uai!! Abraços, adorei te conhecer...
ResponderExcluir