domingo, 6 de fevereiro de 2011
PAMONHADA
Olha a pamonha!pamonha de doce, pamonha de sal, com queijo, com pimenta, a moda...
Ai que delícia! quentinha,com café e creme de leite vai bem a qualquer hora do dia, e da noite.
É mas pra quem nunca preparou esta iguaria, não sabe trabalheira que dá.
Senta que lá vem a história...
Meu cunhado, me perguntou como não quer nada, assim de supetão:" você quer milho verde?
E eu como não sou boba ( um pouco ingênua talvez) disse ”Não!”, mas educadamente, ( minha mãe ensinou que temos de ser educados com todos, até com os cunhados). Não adiantou, cai na armadilha assim mesmo, porue ele tranquilamente soltou esta: “Ah tá, você vai fazer pamonha junto com a Cidinha, né?” ( Cidinha= outra cunhada) Não tive escapatória ,quando olhei a carinha de súplica da coitadinha, ( mamãe também ensinou que devemos ajudar a família, mesmo sendo a do marido rsrsr) .
Sábado,(dia de dormir um pouquinho +++) acordo cedinho e saio pegando tudo e todos para a pamonhada...Pego tia, bacia, panela,ajudante, peneira, tampa, máquina de ralar, açúcar, e lá vamos nós..Eu vou, eu vou fazer pamonha eu vo...ÊPA! Para tudo! estamos esquecendo... Pega espichinhas, queijo, óleo, manteiga de leite,fogão. Ufa! Agora acho que não esquecemos nada. Eu vou , eu vou...,corrigindo: Nós vamos...
PAUSA PARA DEVIDAS EXPLICAÇÕES.
Sei que você deve estar pensando que deixei tudo pra última hora ,mas tenho como me justificar, além de trabalhar 3 períodos eu tenho o péssimo hábito, devo confessar ,de dormir entre meia noite e seis da manhã.rsr, e minha cunhada trabalha o dia todo e não tem esta tralha toda em casa.
E VOLTANDO A PAMONHADA... Chegando na casa da cunhadinha ainda tive de sair a procura de um fação, (CALMA! )Era para cortar o milho.
Não sei porque, mas no feitio da pamonha parece que as tarefas estão bem definidas: pouco para os homens e todo o restante para as mulheres.
Meu cunhado, apanhou e doou o milho ,depois viajou com a esposa, eles que me esperem (Rá! Rá! Rá, rizada malévola), meu marido cortou o milho arrumou uma desculpa e sumiu , ficamos nós as pobres e frágeis mulheres com o restante da trabalheira.
Retirar as melhores palhas, catar os cabelos das espigas (milho tem cabelo para aueles q não sabem),ralar o milho(benditas máquinas) , coar a massa, temperar, e montar as pamonhas( amarrar), como dizia minha avó, na hora de comer todos ajudam, na hora do serviço nem por isso!
Mas deixando tudo de lado é uma tradição de famíĺia , da minha e de meu marido, que agora é nossa, e que reúne todos, onde se conversa, ri, reclama, e e come muito bem. E ano que vem, se Deus permitir estaremos todos juntos(desta vez o cunhado não vai escapar, eu prometo) fazendo pamonha.
Vem também, vai ser ótimo.
PA
Euzinha,de bluza listada, toda bonitinha,trabalhandorsrs
resultado final. Delícia!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Que delicia, adoro pamonha!!! Sou de Goiás, uai!! Abraços, adorei te conhecer...
ResponderExcluir